Pages

terça-feira, 4 de maio de 2010

VETORIZANDO PARTE 2

Agora vamos ao 2º tutorial de vetorização. Nesse tutorial, farei a vetorização de um desenho mais complexo que o primeiro. Com bem mais detalhes. Se você é iniciante e ainda não leu o 1º tutorial clique aqui, ok? Não tente acompanhar esse sem ter noção de como funciona algumas ferramentas que só mostro no primeiro.
As ferramentas utilizadas nessa vetorização foram:
- Ferramenta Seleção (Essa é básica)
- Ferramenta Zoom (Outra ferramenta básica)
- Ferramenta Bézier (A melhor p/ marcar os pontos)
- Ferramenta Elipse (utilizada p/ fazer objetos em circulo)
- Ferramenta Forma (Muito importante p/ definirmos as curvas)
- Converter linha em curva (Deixa as linhas retas c/ opções p/ curva-las, quando preciso)
- Combinar (Muito útil em vários exemplos)
- Soldar (Junta todas as partes selecionadas transformando em um único objeto.

- Ferramenta Interseção (Também muito útil em alguns exemplos). Nesse tutorial, vou mostrar um MACETE c/ essa ferramenta.
- Ferramenta aparar. Essa ferramenta também vai ser utilizada em um macete nesse tutorial.
Vamos ao Tutorial. O desenho escolhido foi um anime. Copie a figura abaixo e faça a vetorização enquanto lê esse tutorial.

01) Abra o CorelDraw e importe a figura acima. Está em GIF. Após inserir a figura, salve e nomeie o arquivo.
02) Como expliquei no 1º tutorial, é preciso vetorizar todo o contorno do desenho. Após traçar e fazer as curvas vamos vetorizar cada parte restante.
Nota: Essa figura tem mais de uma cor nos cabelos, corpo e roupa. Só nos cabelos podemos ver que tem a cor azul, azul escuro e uma parte em branco. Mas é preciso fazer a vetorização dos cabelos como um todo. Só depois vamos dividir as cores c/ a utilização de algumas ferramentas. Vai ser o macete dessa vetorização.

03) Como podem ver, fiz a vetorização do contorno geral, depois passei a vetorizar o chapeuzinho, os cabelos e o corpo. Vejam na figura abaixo, em uma simulação, como ficaram as partes que foram vetorizadas até agora (Contorno geral, chapeuzinho, cabelos e a pele).

Nota: Muito importante soldar todas as partes correspondentes.
Exemplo: Selecione todas as partes que correspondem aos cabelos e clique na ferramenta soldar. Todas as partes ficarão juntas como um único objeto.
04) Agora vamos vetorizar a roupa. Vetorizei os 2 pedaços menores (ver seta) e deixo as peças ultrapassarem o contorno maior. Faço o mesmo em todos os pedaços restantes.


Nota: Ao terminar, muitas das partes que formam a roupa ultrapassaram o contorno geral. Veja a figura acima.
05) O próximo passo é soldar todas as partes. Todos elas vão se tornar um objeto só. Após essa ação vem o macete. Selecione a roupa e segurando a tecla SHIFT, selecione o contorno maior. Tendo os 2 objetos selecionados clique na ferramenta (Interseção). Depois é só selecionar e deletar o objeto que utrapassa o contorno maior. Vai ver que fica uma cópia do objeto com a base rente ao contorno maior.

Nota: Essa ação é muito importante p/ que as partes formem uma base reta, de ponta a ponta.
06) Agora, vetorize as parte menores, como: Os botões da roupa e os olhos.
No caso dos botões, vetorize primeiro a parte que corresponde a cor preto (veja a figura abaixo). Selecione essa parte e c/ a tecla SHIFT selecione o contorno da roupa e clique na ferramenta combinar. Depois faça o circulo que corresponde ao botão da roupa.

07) Partindo p/ os olhos podemos notar que existem 4 cores a serem vetorizadas. O preto, o branco, o castanho e o castanho mais escuro. Vejam na figura abaixo.

08) Vamos começar pelo olho maior. Existem 2 objetos na cor branco. Vetorize as 2 partes e a parte que está rente ao objeto que corresponde ao corpo deve ultrapassar o contorno. Veja na figura abaixo.

09) Agora o macete. É preciso APARAR a parte que está sobrando (ver seta da figura acima) p/ que o objeto fique rente ao contorno. Primeiro selecione o onjeto que corresponde ao rosto do desenho e c/ a tecla SHIFT selecione o objeto que está sobrando. Agora clique na ferramenta aparar. O objeto maior (rosto) vai aparar o objeto menor dexando-o rente ao mesmo. Veja na figura abaixo.

Nota: Em muitos dos vetores que recebo aqui no VETORIZAR, vejo muitos desenhos em que as pessoas sobrepoem as partes menores atrás das partes maiores p/ esconderem as pontas. Nada contra, mas é melhor deixar o objeto do tamanho normal não é verdade? Sem precisar esconder as sobras.
10) Vamos p/ as partes arredondadas do olho. Faça um círculo c/ a ferramenta elipse. Comece c/ o círculo maior e estique um pouco verticalmente p/ que fique um pouco oval. Selecione esse circulo e segure a aresta superior direita (veja figura abaixo). Puxe p/ dentro e clicando no botão direito do mouse tire uma cópia. Faça o mesmo c/ o circulo menor que acabou de criar até completar 4 círculos. Veja na sequencia abaixo.



11) O próximo passo é selecionar os 4 círculos e combinar. Selecione segurando a tecla SHIFT depois clique na ferramenta combinar. Todos os círculos vão se tornar um objeto só. Agora repita todo o procedimento no outro olho.
12) Selecione a parte em branco de cada olho e corte c/ os círculos c/ a ferramenta aparar. Na figura abaixo pintei as parte em vermelho só p/ ver como ficou. Faça o mesmo c/ o cabelo que está em cima do olho maior.

13) Vou pintar todo o desenho c/ as cores básicas só p/ ver como ficou.

Nota: É super importante soldar todas as partes iguais c/ cores iguais. Isso facilita muito a troca de cores, se precisar. Colocando apenas as cores básicas o desenho já fica bem bonito. Legal né?
14) Agora é a hora do macete. Vamos abusar da ferramenta Interseção. Começamos pelo chapeuzinho da enfermeira.
Com a ferramenta Bézier trace a cruz que está no chapeuzinho deixando a parte de baixo ultrapassando a borda (Veja na figura abaixo). Transforme a cruz em curva e faça as pequenas curvas na mesma. Depois selecione a cruz e o chapeuzinho e clique na ferramenta Interseção. Agora delete a cruz que ultrapassa a borda. Vai ficar a cruz em seu formato ideal, dentro do chapeuzinho. Veja na sequencia.


15) Falta definir as outras cores do chapeuzinho. São 3 cores: rosa, rosa mais claro e branco. Como o rosa (no coreldraw usei o Violeta-claro da paleta de cores CMYK) já foi definido. Vamos traçar o branco e o rosa mais claro.
Começamos pelo branco. Veja só como fiz os traços. Agora é só utilizar a Interseção. Na sequencia temos o resultado.


16) Com o rosa mais claro vamos utilizar 2 ferramentas. Preste bem atenção na sequencia abaixo. Na primeira figura traçamos a forma que vai ser recortada. Veja na seta que a única preocupação é c/ o traço de baixo. Os traços restantes ultrapassam as bordas. Selecione o chapeuzinho e a figura que acabou de traçar e clique na ferramenta Interseção. Depois delete.


Após deletar o objeto, vai sobrar uma cópia do mesmo como mostra a figura nº 02. Agora selecione o objeto que corresponde a cor branco e c/ a tecla SHIFT, depois selecione o objeto do rosa claro e use a ferramenta aparar. Veja na figura abaixo como ficou.

17) É só repetir esse procedimento no cabelo e na roupa. Abuse das ferramentas Interseção e aparar p/ facilitar.
18) Agora vamos fazer o mais divertido que é pintar. Selecione os vetores e deixe ao lado da figura original e coloque cores iguais ou parecidas c/ as cores do desenho.

19) Abaixo está o resultado dessa vetorização. Não ficou um máximo?

Aqui termina o tutorial, espero que goste.

0 comentários: