Pages

sábado, 19 de janeiro de 2013

Corel VideoStudio Pro X5 Ultimate SP1 v.15.1.0.34 With 79 Additions (2013)


VideoStudio Pro X5 é a última versão do editor de vídeo da Corel. O programa apresenta muitas novidades e suítes interessantes para manipulação de filmes, músicas e criação de novos projetos de mídia.
A empresa, internacionalmente conhecida por programas como o CorelDraw, famoso software de desenho em vetores, busca também uma fatia maior do mercado de edição de filmes. Por isso, o programa traz funções muito interessantes, como edições de vídeo em 3D e filmes em stop motion.
Além disso, ele explora as novas tecnologias Sandy Bridge dos processadores, o que otimiza o seu funcionamento e ajuda a explorar o máximo do hardware de seu computador.

Interface convidativa

Apesar de ser um aplicativo profissional e adofocado em pequenas e médias empresas, o programa visa atingir também ao público caseiro que deseja utilizá-lo para uso pessoal. Até por isso sua interface é bastante amigável.

Homepage: _http://www.corel.com


Sua tela principal divide-se em três passos básicos, todos apresentados em abas: “Capture”, seção na qual você pode capturar vídeos utilizando dispositivos externos;“Edit”, que reúne as ferramentas de edição propriamente ditas e “Share”, opção na qual você pode salvar ou compartilhar o projeto criado.
Interface - Corel VideoStudio Pro X4

Capturando de outras maneiras

Caso queira utilizar uma fonte externa para adicionar os filmes ao programa, esta primeira aba (“Capture”) é o caminho principal. As opções incluem:
  • Capture Video – Capturar vídeo utilizando algum dispositivo apropriado, como uma webcam;
  • DV Quick Scan – Utilizar arquivos de filmadoras que foram gravados em fitas DV;
  • Import from Digital Media – Lançar mão de vídeos gravados em cartões de memória nativos de câmeras;
  • Import from Mobile Device – Filmes gravados em dispositivos portáteis;
  • Stop Motion – Captura de vídeo para criação de filmes em stop motion.
Esta última opção é um dos grandes diferenciais do programa. Seu funcionamento é bastante simples e basta apenas uma câmera ligada ao computador para começar a criação de um filme utilizando esta técnica cinematográfica.

Através dessa ferramenta você captura uma série de "stills" (imagens paradas) que são reunidas pelo programa para criar uma sequência animada que, em seguida, pode dar vida a um novo filme.

Edição com qualidade profissional

Nesta aba a interface também merece algum destaque. Assim como a maioria dos programas do gênero, aqui a tela divide-se em “Monitor” no lado esquerdo, a “Biblioteca de conteúdo” no lado direito e, na parte de baixo, a “Timeline” (linha do tempo).
No primeiro – diferentemente de outros editores de vídeo, como o Adobe Premiere –  o Corel VideoStudio Pro X5 apresenta a imagem em um monitor só, dividido em "Project" e "Clip". Assim, você enxerga o projeto em andamento ou o clipe aberto da biblioteca de conteúdo no mesmo lugar.
A “Timeline” é uma ferramenta bastante completa neste programa. Por contar com suporte a várias faixas simultâneas, permite que a edição fique mais complexa do que em aplicativos mais simples, como o Windows Movie Maker. Desta forma, é possível adicionar várias trilhas de músicas e sons, assim como sobrepor imagens. Isso faz com que o vídeo fique muito mais elaborado e profissional.
Timeline - Corel VideoStudio Pro X4
Além disso, ela pode ser visualizada também em modo “Storyboard View”, ou seja, uma maneira mais simples na qual você percebe como anda o seu projeto.
Já a “Biblioteca de conteúdo” é o local em que você pode abrir os arquivos que deseja editar utilizando o aplicativo e, para isso, basta dar um clique com o botão direito para inserir novos filmes. Ali você é capaz de criar novas pastas para dar a devida organização à biblioteca, bem como mandar que ele esconda arquivos de vídeo ou de áudio, de acordo com as suas necessidades. Filmes escolhidos, basta arrastá-los para a “Timeline” no local correto em que devem ficar.
Se selecionar determinado arquivo e clicar no ícone “Options” localizado no canto direito da ferramenta, novas funcionalidades surgem, como esquemas para correção de cores, tirar fotos do filme, ou ainda, separar o áudio do vídeo.

Vinhetas muito úteis

Caso deseje inserir pequenas vinhetas para incrementar o seus projetos, o aplicativo disponibiliza algumas opções. Elas ficam nos ícones posicionados entre o “Monitor” e a “Biblioteca de conteúdo” e dispõe de vários efeitos, como contagem regressiva ou “fade out, fade in”.

Gravando, compartilhando e impressionando!

Projeto criado e filme pronto, então está na hora de gravá-lo em algum lugar. Para tanto, o Corel VideoStudio Pro X5 apresenta uma interessante gama de opções na aba “Share”, de maneira que você pode escolher a mais adequada para o seu projeto:
  • Create Video File – Criar arquivo de vídeo com base no projeto desenvolvido;
  • Create Sound File – Criar arquivo de áudio separadamente do filme;
  • Create Disc – Gravar o projeto em uma mídia, como DVD ou Blu-ray;
  • Export to Mobile Device – Exportar para formato de vídeo e tamanho compatível com dispositivos móveis;
  • Project Playback- Projetar o arquivo em um aparelho externo, em tela cheia ou como plano de fundo;
  • DV Recording – Gravar em formato DV;
  • HDV Recording – Gravar em formato HDV;
  • Upload to Web – Fazer upload e compartilhar o vídeo com a internet.
Todas estas alternativas apresentam opções interessantes para configuração do arquivo final, como a extensão e qualidade desejadas, incluindo suporte à gravação de filmes com qualidade 1080 p.

Em três dimensões

Uma grande novidade e uma das principais funções desta versão é a possibilidade de se gravar os filmes em 3D. A Corel aposta tanto nesta ferramenta que inclusive ao comprar o aplicativo, você ganha junto um par de óculos para visualizar este tipo de vídeo.
3D - Corel VideoStudio Pro X4
Para você fazer uso desta ferramenta, basta que, na hora em que finalizar o seu projeto e for gravá-lo, selecione a opção 3D. Ele automaticamente fará a conversão necessária e o novo arquivo estará pronto para ser visto em três dimensões.

0 comentários: