O QUE É?
O folder é o nome que designa um tipo de impresso publicitário parecido com o flyer , só que com dobras.Algumas pessoas confundem o folder com o panfleto, embora semelhantes o folder é o impresso que possui no mínimo uma dobra e/ou ilustrações, enquanto o folheto pode conter ilustrações mas não é dobrado.
Imagem: Fab Design |
A última dobra (externa) fica em geral reservada para os dados como endereço, telefones, e-mails e outras informações como espaço para inclusão dos distribuidores, representantes, mapas de localização e outras informações de contato.
PARA QUE SERVE E QUANDO USAR?
O folder é dividido em dois grupos: o Institucional e o Promocional.
- O Folder Institucional apresenta a empresa ou o profissional como um todo. Serve como uma ferramenta de comunicação: informar sobre atividades específicas, como características técnicas dos produtos ou ações sociais.
- O Folder Promocional é o que usamos para a divulgação de preço, vantagens e informação direta dos produtos ou serviços. Serve como uma ferramenta de marketing.
O folder é utilizado quando se quer passar uma grande quantidade de informações, ou então quando se faz necessário dar uma aparência estética a alguma mensagem publicitária. Dependendo do tamanho do papel é possível fazer um grande número de dobras. Os folders são uma ferramenta poderosa para a comunicação, mas necessitam de layout (arte ), impressão e acabamento profissional para produzirem o retorno adequado do investimento.
QUAIS PAPÉIS SÃO USADOS?
O papel mais utilizado no folder é o couché brilho ou fosco de gramaturas entre 150 a 230g/m², por reproduzirem as cores com exatidão, mas também podemos utilizar o color plus, vergê, reciclado, nestes papéis um profissional gráfico deve avaliar cada aplicação, pois algumas tonalidades destes papéis especiais interferem nas tonalidades das tintas .
10 DICAS PARA SEU PROJETO
1 Determinar a finalidade do material: qual o objetivo a alcançar; quais as características do público-alvo; etc...
2 Deixar claro quais são os benefícios e diferenciais de seus produtos/serviços. Seus clientes precisam dessas informações para poder compará-los aos da concorrência.
3 Trazer um breve histórico da empresa e, sempre que possível, incluir alguns depoimentos de outros clientes.
4 Desenvolver o design com muita atenção e profissionalismo. Mudar a primeira impressão do seu prospect pode sair caro.
5 Manter frases curtas e objetivas. Informar somente o necessário. A maioria das pessoas não leem documentos longos.
6 Usar títulos para atrair a atenção para os pontos mais importantes.Os títulos devem ter destaque - uma fonte maior, de cor diferente ou negrito.
7 Revisar. Revisar. Revisar. Certifique-se que não há erros gramaticais ou ortográficos.
8 Fazer o uso correto das cores.O texto e as cores de fundo devem estar em equilíbrio. Se a cor do primeiro plano (texto) for clara e suave utilize uma cor contrastante no plano de fundo.
9 A escolha do papel requer muita atenção. Um papel de boa qualidade melhora a eficiência da mensagem. Lembre-se que o folder, em muitos casos, irá "falar em seu nome" sobre os produtos/serviços da empresa.
10 O material deve atender ao objetivo planejado e, principalmente, manter a identidade da marca.
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