Pages

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Design Grafico: O que é um Folder


O QUE É? 
O folder é o nome que designa um tipo de impresso publicitário parecido com o flyer , só que com dobras.

Algumas pessoas confundem o folder com o panfleto, embora semelhantes o folder é o impresso que possui no mínimo uma dobra e/ou ilustrações, enquanto o folheto pode conter ilustrações mas não é dobrado.
folder 
Imagem: Fab Design 
O folder é dobrado conforme a seqüencia dos argumentos, a capa contém o chamado principal, o qual deve despertar a curiosidade para a abertura do mesmo. Ao abrir a primeira dobra observa-se o detalhamento do que a capa anuncia, mostra-se os detalhes da capa, normalmente cada divisão de assunto coloca-se numa dobra interna, concluindo-se a mensagem ainda na parte interna.

A última dobra (externa) fica em geral reservada para os dados como endereço, telefones, e-mails e outras informações como espaço para inclusão dos distribuidores, representantes, mapas de localização e outras informações de contato.  

PARA QUE SERVE E QUANDO USAR? 

O folder é dividido em dois grupos: o Institucional e o Promocional.
 - O Folder Institucional apresenta a empresa ou o profissional como um todo. Serve como uma ferramenta de comunicação: informar sobre atividades específicas, como características técnicas dos produtos ou ações sociais. 
- O Folder Promocional é o que usamos para a divulgação de preço, vantagens e informação direta dos produtos ou serviços. Serve como uma ferramenta de marketing.

O folder é utilizado quando se quer passar uma grande quantidade de informações, ou então quando se faz necessário dar uma aparência estética a alguma mensagem publicitária. Dependendo do tamanho do papel é possível fazer um grande número de dobras. Os folders são uma ferramenta poderosa para a comunicação, mas necessitam de layout (arte ), impressão e acabamento profissional para produzirem o retorno adequado do investimento.

QUAIS PAPÉIS SÃO USADOS? 

O papel mais utilizado no folder é o couché brilho ou fosco de gramaturas entre 150 a 230g/m², por reproduzirem as cores com exatidão, mas também podemos utilizar o color plus, vergê, reciclado, nestes papéis um profissional gráfico deve avaliar cada aplicação, pois algumas tonalidades destes papéis especiais interferem nas tonalidades das tintas .  

10 DICAS PARA SEU PROJETO

1 Determinar a finalidade do material: qual o objetivo a alcançar; quais as características do público-alvo; etc...

2 Deixar claro quais são os benefícios e diferenciais de seus produtos/serviços. Seus clientes precisam dessas informações para poder compará-los aos da concorrência.

3 Trazer um breve histórico da empresa e, sempre que possível, incluir alguns depoimentos de outros clientes.

4 Desenvolver o design  com muita atenção e profissionalismo. Mudar a primeira impressão do seu prospect pode sair caro.

5 Manter frases curtas e objetivas. Informar somente o necessário. A maioria das pessoas não leem documentos longos.

6 Usar títulos para atrair a atenção para os pontos mais importantes.Os títulos devem ter destaque - uma fonte maior, de cor diferente ou negrito.

7 Revisar. Revisar. Revisar. Certifique-se que não há erros gramaticais ou ortográficos.

8 Fazer o uso correto das cores.O texto e as cores de fundo devem estar em equilíbrio. Se a cor do primeiro plano (texto) for clara e suave utilize uma cor contrastante no plano de fundo.

9 A escolha do papel requer muita atenção. Um papel de boa qualidade melhora a eficiência da mensagem. Lembre-se que o folder, em muitos casos, irá "falar em seu nome" sobre os produtos/serviços da empresa.

10 O material deve atender ao objetivo planejado e, principalmente, manter a identidade da marca. 

0 comentários: