Pages

domingo, 11 de abril de 2010

Arquivo pesado no Coreldraw

Seu arquivo do CorelDraw demora abrir? Quando manda salvar, demora mais ainda, mesmo que o arquivo não tenha quase nada? Trago aqui a solução para seus problemas.
Um costume que alguns utilizadores do CorelDraw tem é o de pegar um arquivo já existente (ex.: notas fiscais, cartão de visita) e salvar com outro nome, aproveitando a página já configurada e suas linhas guia. Aí que mora o perigo. TODO arquivo do CorelDraw possui um histórico de cores para cada arquivo, quer dizer, a cada cor clicada ou adicionada no seu documento, ela vai para lá. Mesmo que no final do serviço você delete tudo e salve a página em branco, o histórico continua.
Entre no menu Ferramentas e clique em Estilos de Cores:

Image and video  hosting by TinyPic
Vê os quadrinhos com os nomes das cores? São eles que pesam a abertura e salvamento dos arquivos CDR. Enfim, o que causou este excesso de dados no histórico foi o costume de “reaproveitar” arquivos prontos. De agora em diante você sabe como evitar... crie um arquivo modelo e sempre comece dele ou sempre comece do zero.
Para limpar o histórico do arquivo pesado tenho duas soluções:

1. Clique no primeiro quadrinho de cor e segure a tecla Delete. Ao apagar tudo, salve o arquivo, feche e abra novamente para notar a diferença.
Problema 1: Pode ser que durante a deleção o programa dê pane e feche, então você pode ir deletando aos poucos e salvando. Mesmo que não delete tudo já estará ajudando.
Problema 2: Durante a deleção das cores do histórico o arquivo começa a modificar as cores. Raro, mas se isso acontecer use a solução 2.
2. Com o arquivo aberto, vá em “Salvar como” e escolha CMX. Feche o arquivo, abra novamente (o CMX) e salve como CDR. Pronto! Porém...
Problema 1: Suas linhas guias sumirão
Problema 2: Todas as sombras vão desagrupar, como se tivesse dado um Ctrl+k nelas
Problema 3: A página irá voltar para tamanho padrão, costumeiramente A4.
Problema 4: Raro, tendo mais de uma página pode ser que vá tudo para uma só.

0 comentários: